quarta-feira, 2 de abril de 2014

História da Reflexologia

A Reflexologia é utilizada como ferramenta efectivamente terapêutica há mais de cinco mil anos.  Já no ano 2330 a.C. no Antigo Egipto, as pessoas acreditavam que o estímulo determinadas áreas das mãos e dos pés traria benefícios a todo o corpo.  No entanto, nenhuma cultura em particular reclamou a descoberta desta forma ancestral de terapia. Os antigos Egípcios viam o corpo humano como uma sinfonia de vibrações, em que os órgãos internos faziam parte de uma orquestra complexa e eram os instrumentos que podiam ser tocados através do estímulo de determinados pontos nas mãos e nos pés.  Antes da mumificação do corpo, as solas dos pés eram removidas, de forma a libertar a alma do corpo físico e da terra.

Entre as civilizações com uma longa história em terapias por pontos de pressão estão a Índia, a China e o Japão.  Os nativos americanos também já usavam este tipo de terapias há séculos, antes de a América do Norte ser descoberta pelos Europeus.  Eles acreditavam que a Terra emanava uma energia que os conectava física e espiritualmente à terra;  a doença criava uma desarmonia que impedia o livre fluir desta energia especial entre eles e a terra;  por isso utilizavam essas técnicas para corrigir o desequilíbrio e trazer a cura.

Sem comentários:

Enviar um comentário