A Reflexologia é utilizada como
ferramenta efectivamente terapêutica há mais de cinco mil anos. Já no ano 2330 a.C. no Antigo Egipto, as
pessoas acreditavam que o estímulo determinadas áreas das mãos e dos pés traria
benefícios a todo o corpo. No entanto,
nenhuma cultura em particular reclamou a descoberta desta forma ancestral de
terapia. Os antigos Egípcios viam o corpo humano como uma sinfonia de
vibrações, em que os órgãos internos faziam parte de uma orquestra complexa e
eram os instrumentos que podiam ser tocados através do estímulo de determinados
pontos nas mãos e nos pés. Antes da
mumificação do corpo, as solas dos pés eram removidas, de forma a libertar a
alma do corpo físico e da terra.
Entre as civilizações com uma longa
história em terapias por pontos de pressão estão a Índia, a China e o
Japão. Os nativos americanos também já
usavam este tipo de terapias há séculos, antes de a América do Norte ser
descoberta pelos Europeus. Eles
acreditavam que a Terra emanava uma energia que os conectava física e
espiritualmente à terra; a doença criava
uma desarmonia que impedia o livre fluir desta energia especial entre eles e a
terra; por isso utilizavam essas
técnicas para corrigir o desequilíbrio e trazer a cura.
Sem comentários:
Enviar um comentário