Os miomas uterinos são os tumores benignos mais comuns do aparelho genital feminino, podendo afetar entre 30-60% da população feminina em geral e 20 a 40% das mulheres em idade reprodutiva.
A sua maior incidência situa-se na faixa etária entre os 40 e os 50 anos e são três vezes mais frequentes nas mulheres de raça negra. Desenvolvem-se a partir das células musculares lisas do miométrio, a camada do útero que envolve o endométrio, porção mais interior do orgão.
Quais são as causas?
Não são conhecidas a(s) causa(s) que levam ao aparecimento dos miomas uterinos, sabe-se contudo que o seu crescimento é estimulado pelas hormonas sexuais femininas, estrogénios e progesterona e que podem aumentar de dimensões até à menopausa. Após a menopausa, com o cessar do funcionamento dos ovários e da menstruação, dá-se o fenómeno inverso, ou seja, os miomas diminuem de tamanho, podendo mesmo desaparecer por completo.
Existem fatores que podem aumentar a probabilidade de uma mulher vir a desenvolver miomas uterinos como por exemplo a obesidade, sendo que as mulheres com excesso de peso, vêm esse risco aumentar em 21% por cada 10kg de peso a mais. Há ainda uma componente familiar que tem motivado a investigação genética com descoberta de genes implicados na fisiopatologia desta doença.
Tipologia e sintomas
Consoante a sua localização, os miomas, podem denominar-se de subserosos, quando crescem para fora do útero, intramurais, quando se desenvolvem na espessura da sua parede e submucosos, quando o crescimento se faz para dentro da cavidade uterina.
A grande maioria dos miomas não dá quaisquer sintomas e apenas em cerca de 10 a 30% dos casos a sua presença tem uma tradução clínica. A sintomatologia, quando existe, está relacionada tanto com as dimensões do mioma, ou dos miomas, uma vez que raramente estes tumores são únicos, quer com a sua localização.
Os miomas que se localizam dentro do útero ou que estando na espessura da sua parede deformam a cavidade uterina, são geralmente responsáveis por hemorragias uterinas anormais muitas vezes abundantes. Na mulher jovem são também este tipo de miomas que podem causar infertilidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário